Cegonha carioca

     O CEGONHA CARIOCA é um projeto pioneiro no Brasil. Foi implantado em 2011 e objetiva humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal. 
     Todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.
     Na hora do parto a futura mamãe conta com o transporte cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. Na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.
      Agora, as equipes de Atenção Básica responsáveis pelo pré-natal também participam da visita à Maternidade, que, na nossa Unidade, é o Miguel Couto. As agentes de saúde Naila e Nathália, da equipe Trombeta, registraram sua visita. 
     Saiba mais sobre esse projeto. Informe-se em sua Unidade. 



Postado por Patrícia Rossetti

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.