VISITA DOS NOSSOS PROFISSIONAIS AO CEGONHA CARIOCA

Cegonha Carioca cuidando da mãe e do bebê. 


Os profissionais do CMS Píndaro de Carvalho Rodrigues durante esse mês estiveram visitando a maternidade do Hospital Miguel Couto no projeto Cegonha Carioca.Além de conhecer a maternidade, nosso profissionais juntaram-se as futuras mamães e seu acompanhante, para  participa de ações educativas  além de conhecer a maternidade.









 Fotos: Sônia ACS Equipe Dois Irmãos


 Mais sobre A Cegonha Carioca...
Cegonha Carioca: cuidado humanizado para a mãe e o bebê
Projeto pioneiro no Brasil, implantado em 2011, o Cegonha Carioca tem como principais objetivos humanizar e garantir o melhor cuidado para mãe e para o bebê – desde o pré-natal até o parto, para reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar a realização de exames pré-natal. Lançado inicialmente em duas regiões – Rocinha e a área de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba – chegou em 2012 a toda a cidade.

Enxovais e Visitas

Por meio do programa, todas as gestantes que fazem o pré-natal em uma unidade pública de saúde no município do Rio de Janeiro ficam sabendo, antes do parto, em qual maternidade terão seus bebês e têm a oportunidade de visitar o local. Além de conhecer a maternidade, a futura mamãe, junto com um acompanhante, participa de ações educativas e, ao final da visita, recebe de presente o Enxoval Cegonha. A visita da gestante à maternidade é agendada no 3º trimestre (entre o 7º, 8º e 9º meses) da gestação.
No total, 19 maternidades fazem parte do programa (municipais, estaduais, federais e universitárias). 

Transporte

Quando chega a hora do parto, o Cegonha Carioca também está presente: a futura mamãe conta com o transporte cegonha, com ambulância exclusiva que a busca em casa e a leva até a maternidade. O acionamento de ambulâncias para atender as gestantes do programa Cegonha Carioca é feito do Centro de Operações Rio e garante agilidade e conforto para as futuras mamães. O programa conta com dez ambulâncias especializadas.
Na hora de ter o bebê, na maternidade, a gestante é recebida por uma equipe treinada e acolhedora, que a acompanha durante toda a sua permanência na unidade. Ela também tem o direito de escolher um(a) acompanhante para ficar ao seu lado durante e após o parto.

Bebê Carioca Online

 

Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no site da Prefeitura. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis. Clique aqui e conheça os novos Carioquinhas.


Fotos: Francisco Wesley / Renata Missagia
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/cegonha-carioca

Postagem: Iris ACS Equipe Dois Irmãos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 2274-6977

Tecnologia do Blogger.