HEPATITE A: VACINE CRIANÇAS ENTRE 1 ANO E 1 ANO E 11 MESES

Crianças com idades entre um ano e um ano e 11 meses já podem ser vacinadas contra a hepatite A, gratuitamente. Postos de saúde e clínicas da família de toda a cidade oferecem o imunizante, que agora faz parte do calendário nacional de vacinação. Além do Rio de Janeiro, outros 12 estados passaram a dispor das doses desde o dia 18 de agosto.
A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 86,5 mil crianças no primeiro ano de oferta do imunizante na cidade. A vacina contra hepatite A será oferecida na rotina, em dose única, e é aplicada por via intramuscular. A proteção contra a doença é desenvolvida cerca de quatro semanas após a aplicação e dura a vida inteira, evitando casos graves e óbitos causados pela doença. A única contra-indicação é a ocorrência de alergia a algum componente da vacina.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado, habitual na infância e de incidência frequente. Normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante), que pode levar à hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos graves. As manifestações comuns da doença são: falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, icterícia (pele amarelada), dor de cabeça, mal-estar, cansaço, desconforto abdominal, entre outros.
A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por meio de água e alimentos contaminados com o vírus da hepatite A. A disseminação está relacionada com infraestrutura de saneamento básico e a aspectos ligados às condições de higiene. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos da doença no mundo. No Brasil, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes, e que mais de 90% da população maior de 20 anos tenha tido exposição ao vírus.


 Crianças com idades entre um ano e um ano e 11 meses já podem ser vacinadas contra a hepatite A, gratuitamente, em Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde de toda a cidade!

Fonte:

Saiba mais: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4855134

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Padre Leonel Franca, S/N - Gávea

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21)

Tecnologia do Blogger.